Núcleo de Cultura Popular Leão da Vila

Em 20 de novembro de 2006, no bairro Vila Leão, em Sorocaba, fundei o Núcleo de Cultura Popular Leão da Vila, para dar continuidade aos conhecimentos aprendidos ao longo de vivências, andanças e pesquisas com grupos de Capoeira, Maracatu e Bumba-Meu-Boi e Folia de Reis, com os quais tomei contato, desde 1992.

Iniciativa de trabalho voluntário, o Núcleo de Cultura Popular Leão da Vila reúne jovens da comunidade e visitantes interessados em vivenciar a cultura popular brasileira através das brincadeiras do Bumba meu Boi, do Maracatu de baque virado, das Cirandas, dos cocos e sambas de roda, dos cacuriás, entre outros folguedos populares tradicionais.

Através da ligação com os mestres Tião Carvalho e Raquel Trindade, o Leão da Vila mantém uma estreita relação com os grupos Cupuaçu e Teatro Popular Solano Trindade, dando continuidade aos princípios de integração com a comunidade, cultivados por esses grupos mais antigos. Desde 2006, o Leão da Vila promove um calendário de festas tradicionais, como: Festa de Santos Reis, Carnaval, Festa do Divino, Festa Junina e o aniversário do grupo, na Capela João de Camargo.

Além das festas de calendário fixo, o grupo participa de importantes eventos na região sempre representando a cultura popular tradicional, feita por gente das comunidades.

Com um público formado, majoritariamente, por crianças e jovens de baixa renda, o Núcleo desempenhou, nos últimos anos, um papel profissionalizante, ao habilitar muitos de seus jovens para atuarem profissionalmente como percussionistas.

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *