Núcleo de Cultura Popular Leão da Vila

Por , 19 de setembro de 2010

Em 20 de novembro de 2006, no bairro Vila Leão, em Sorocaba, fundei o Núcleo de Cultura Popular Leão da Vila, para dar continuidade aos conhecimentos aprendidos ao longo de vivências, andanças e pesquisas com grupos de Capoeira, Maracatu e Bumba-Meu-Boi e Folia de Reis, com os quais tomei contato, desde 1992.

Iniciativa de trabalho voluntário, o Núcleo de Cultura Popular Leão da Vila reúne jovens da comunidade e visitantes interessados em vivenciar a cultura popular brasileira através das brincadeiras do Bumba meu Boi, do Maracatu de baque virado, das Cirandas, dos cocos e sambas de roda, dos cacuriás, entre outros folguedos populares tradicionais.

Através da ligação com os mestres Tião Carvalho e Raquel Trindade, o Leão da Vila mantém uma estreita relação com os grupos Cupuaçu e Teatro Popular Solano Trindade, dando continuidade aos princípios de integração com a comunidade, cultivados por esses grupos mais antigos. Desde 2006, o Leão da Vila promove um calendário de festas tradicionais, como: Festa de Santos Reis, Carnaval, Festa do Divino, Festa Junina e o aniversário do grupo, na Capela João de Camargo.

Além das festas de calendário fixo, o grupo participa de importantes eventos na região sempre representando a cultura popular tradicional, feita por gente das comunidades.

Com um público formado, majoritariamente, por crianças e jovens de baixa renda, o Núcleo desempenhou, nos últimos anos, um papel profissionalizante, ao habilitar muitos de seus jovens para atuarem profissionalmente como percussionistas.

Um comentário para “Núcleo de Cultura Popular Leão da Vila”

  1. elisa disse:

    acho muito interessante o portal, pois reuni um monte de festas bacanas!

Deixe uma resposta

Panorama Theme by Themocracy